Como montar uma escolinha de futebol

Como montar uma escolinha de futebol

Como montar uma escolinha de futebol qual é o valor do investimento quais são os equipamentos necessários são preciso ter registro no conselho regional de educação física?

Como montar uma escolinha de futebol qual é o valor do investimento quais são os equipamentos necessários são preciso ter registro no conselho regional de educação física?

Abrir uma escolinha de futebol é um projeto que pode ser bastante lucrativo principalmente em longo prazo depois de ter certo reconhecimento e parcerias e você já pensou em ter sua própria escolinha treinar crianças e jovens para alcançarem um sonho de ser um famoso jogador de futebol?

AdobeStock 373581738 AdobeStock 373581738

vamos falar mais sobre esta possibilidade de negócio.

Que tem ficado esquecida veremos sobre concorrência forma de ganhar dinheiro instrutores estrutura investimento custos mensais faturamento marketing e muito mais concorrência da escolinha de futebol a concorrência no setor é moderada, ou seja, normalmente uma cidade de 50 mil habitantes possui uma a duas escolinhas de futebol os colégios também costumam ter em horário extracurricular uma escolinha que treinar os alunos para participar de torneios intercolegiais em razão a ocorrência é importante fazer um bom estudo do seu mercado local assim terá maior segurança ao investir o seu dinheiro e começar um negócio quais as formas de ganhar dinheiro como a escolinha de futebol a forma mais comum de ganhar dinheiro com a escolinha é através da mensalidade, mas não é a única é justamente nisso que a maioria dos empresários falham deixando de aumentar o faturamento além da mensalidade você pode conseguir patrocínios das empresasda cidade em troca de divulgação auxílio da prefeitura participar de campeonatos com premiações contratos com olheiros e até rifas claro algumas das formas serviram tão somente como meio de reduzir custos e que ao final faz com que sobra mais dinheiro em caixa.

AdobeStock 124155670 AdobeStock 124155670

Colaboradores e instrutores da escolinha legalmente o responsável pela escolinha ou técnico de futebol

Não precisa ser graduado em educação física ou ter o registro no conselho regional a física crf com tudo é uma verdadeira dor de cabeça não o ter fiscais do conselho costumam autuar e alegar que a atividade é privativa de profissionais de educação física devidamente inscritos no conselho e muito embora os julgados na justiça federal deixem claro a possibilidade de atuar sem o registro no crf você pode ter um grande dificultador no seu sucesso assim o ideal é que seja licenciado ou graduado em educação física e tenha o registro no conselho regional de educação física para montar a sua escolinha de futebol caso não tenha pode contratar um instrutor devidamente inscrito no crf e trabalhar em conjunto assim terá o profissional responsável e evitará problemas além disso ter o profissional formado em educação física é um diferencial competitivo e que pode trazer mais alunos para sua escolinha e no geral uma escolinha tem pelo menos um instrutor sendo preferível dois a três claro o número de profissionais dependerá da quantidade de alunos e tipo de treinamento realizado exigências legais e saúde no estado de São Paulo uma lei ordinária trata sobre as condições de funcionamento da escolinha de futebol é bem simples mas resolvem praticamente todas as situações as exigências são as atividades devem ser organizadas conforme a idade dos alunos é necessária a autorização dos pais para participar deve-se exigir um exame médico atestando a capacidade para participar de atividades físicas o ambiente de treino deve obedecer às regras de segurança um instrutor deve conhecer os primeiros socorros são normas fáceis de seguir as regras de segurança são aquelas fornecidas pelos bombeiros como é o caso de possuir extintor de incêndio entre outras os equipamentos.

AdobeStock 125619039 AdobeStock 125619039

materiais para escolinha o gasto com equipamentos

Materiais para escolinha de futebol é considerado o pequeno dentro da média investir em negócios dentre os materiais estão bolas uniformes e coletes cones redes para os arcos kit funcional bomba de ar discos de treino barreira entre outros. Investimento na escolinha dizer que gastar a 10 15 ou 30 mil reais para montar a escolinha sem conhecer os dados do seu negócio seria uma espécie de chute, os valores podem variar em razão de muitos fatores por exemplo expectativa de quantidade de alunos tipos de treinamentos executados marcas dos equipamentos adquiridos entre outros, levamos em consideração uma escolinha com a expectativa de atender 120 alunos o investimento médio fica entre 17 e 22 mil reais utilizando o valor da seguinte forma compra de equipamentos o valor médio para comprar os equipamentos e materiais iniciais todos de marcas simples mas de qualidade é de 5 a 7 mil reais aluguel do campo ou quadra o local para treinamento costuma ser alugado a não ser que consiga em forma de incentivo pelo município por isso inserimos o valor de 1500 a 2.500 reais que equivale o pagamento do primeiro mês caso seu investimento seja baixo tente uma parceria com algum clube de futebol clube recreativo escola empresa ou universidade que já a estrutura de treinamento assim você diminui os custos e o risco do negócio a capital de giro e o capital de giro é uma reserva financeira que tem como objetivo arcar com as despesas operacionais até que a escolinha esteja trazendo os lucros esperados neste caso o capital de giro em torno de seis mil reais gastos extras os gastos extras se referem a abertura da empresa marketing inicial e eventuais custos que podem surgir no geral o valor varia entre 3 e 4 mil reais receita da escolinha de futebol o faturamento bruto da escolinha dependerá muito da quantidade de alunos da mensalidade cobrada e dos patrocínios no geral observamos nas escolinhas um faturamento de 8 a 14 mil reais claro esse númeropode variar muito principalmente pela quantidade de alunos valor das mensalidades.

AdobeStock 310022068 AdobeStock 310022068

patrocínios e marketing

Patrocínios recebidos por isso você deve fazer seu próprio plano financeiro marketing para conseguir clientes a escolinha precisa de alunos e para conseguir é preciso trabalhar o marketing sem sombra de dúvidas a melhor forma de divulgação é o bom desempenho em competições as crianças buscam estar em uma escolinha que tenha um renome e prestígio afinal uma das motivações e se tornar um jogador profissional mas o que fazer no início enquanto não é conhecido as formas de marketing que funciona o melhor pós abertura da escolinha são panfletagem divulgação nos grupos locais na internet parcerias com escolas organizar campeonatos para ganhar visibilidade outra forma eficiente de ser encontrado é criar uma página da escolinha de futebol no google meu negócio assim sempre que alguém da sua cidade pesquisar na internet por escolinha de futebol sua escolinha poderá aparecer na listagem e conseguir novos alunos foque nessas estratégias de divulgação e consiga os primeiros alunos em pouco tempo a montar uma escolinha de futebol é um bom negócio pode ser um ótimo negócio para aumentar suas chances de sucesso faça um plano financeiro antes de iniciar a escolinha e veja se os números de investimento e lucratividade estão dentro das suas expectativas descubra também de acordo com a estrutura que você for montar quantos alunos você vai precisar para pagar todos os custos e começar a lucrar.

 

young gba107e974 1280 young gba107e974 1280

Oito dicas finais para te ajudar

Antes de tudo, uma escola de futebol é uma empresa, sendo assim, montar uma não é tão simples.

1. FAÇA UM PLANO DE NEGÓCIOS

  • O que será o seu negócio?
  • Quais os principais serviços que ele irá oferecer?
  • Quem serão os seus principais clientes?
  • Onde estará localizada a sua escolinha?
  • Qual será o diferencial dela?
  • Qual será o montante de capital a ser investido?
  • Qual será o faturamento mensal almejado?
  • Em quanto tempo você espera que o capital investido retorne?

 

2. ESTUDE O PÚBLICO-ALVO

Analisar o público é fundamental para organizar as aulas. Normalmente, o público das escolinhas de futebol é em sua maioria crianças e adolescentes do sexo masculino com idade que gira em torno de 5 a 17 anos. Porém, isso vem mudando. Com a ascensão do futebol feminino, escolinhas direcionadas especificamente para meninas e mulheres adultas vem surgindo.

3. AVALIE INVESTIMENTOS, CUSTOS E RECEITAS

  • Locação;
  • Equipamentos;
  • Folha de pagamento;
  • Contas;
  • Impostos;
  • Comunicação e marketing;

4. ESCOLHA A LOCALIZAÇÃO

Quando for escolher a localização da sua empresa, pense no seu cliente. O lugar em que a escolinha estará é de fácil acesso? O bairro tem um público promissor? A estrutura corresponde com aquilo que o público espera? A localização é segura? Tudo isto é fundamental para a escolha!

5. APRESENTE A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Para abrir uma escolinha, assim como qualquer outra empresa, é preciso apresentar alguns documentos. Podem ser necessários outros comprovantes específicos, contudo toda escolinha precisa obrigatoriamente dos documentos citados abaixo:

6. PLANEJE A ESTRUTURA DA ESCOLINHA

Para o Vestiário:

  • Armários;
  • Bebedouros;
  • Bancos para vestiário;
  • Sanitários;
  • Material de higiene pessoal (papel higiênico, toalha de papel, sabonetes);
  • Espelhos;
  • Materiais de limpeza.

Para as Quadras:

  • Bolas;
  • Cones;
  • Redes para traves;
  • Uniformes ou coletes;
  • Material para treinamento;
  • Material para arbitragem.

Para o Escritório:

  • Mesa;
  • Cadeiras;
  • Computador;
  • Impressora;
  • Material de escritório (canetas, papéis etc.).

7. CONTRATE COLABORADORES

A quantidade de colaboradores dependerá do tamanho da sua escolinha. Contudo, sua equipe poderá ser composta por professores de educação física, treinadores  e monitores. De preferência, profissionais animados, extrovertidos, pacientes, que tenham habilidades com crianças e domínio de turmas.

8. DIVULGUE SUA ESCOLINHA

Nem sempre o boca a boca é suficiente, principalmente no começo do negócio, já que as pessoas primeiro precisam saber que a sua empresa existe antes de falarem dela. Por isso é importante divulgar a sua escolinha. Sendo assim, invista em marketing tanto online quanto offline, selecionando, é claro, o que cabe no seu bolso. Crie site e perfil nas redes sociais.

Outra dica que fará toda a diferença: cadastre a sua escola de futebol no aplicativo iScolinha FC. Lá você apresentará a sua escola para um público totalmente interessado em escolinhas de futebol, já que é um aplicativo feito para facilitar a vida das pessoas que estão procurando justamente uma escolinha. O que fará com que você aumente, e muito, a visibilidade da sua empresa e comece a ganhar seus primeiros alunos.

Você pode também conferir nossas dicas de Marketing para Escolinhas de Futebol, clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resumo do Posts

Artigos que você pode gostar

Compartilhe este artigo