CINCO BONS MOTIVOS PARA DEIXAR AS CRIANÇAS BRINCAREM COM A BOLA E BENEFÍCIOS DA ESCOLINHA DE FUTEBOL
Uma das coisas mais lindas de se ver são pequenos brincando com a bola. Ver a crianças se divertindo em um campo, na quadra ou até na rua mesmo traz uma sensação muito boa. Principalmente, porque o esporte é uma ferramenta e tanto no desenvolvimento infantil.
Mas o que o futebol desenvolve? A lista é longa. É um esporte e, assim como todas as atividades físicas, faz bem para a saúde. Preserva o coração, aumenta a massa magra, melhora o condicionamento físico…No entanto, existem algumas particularidades específicas como estimular o cérebro, a coordenação motora, a convivência social. Dentre outras.
As atividades físicas são comprovadamente benéficas para pessoas de todas as idades. Elas, entre vários outros benefícios, promovem redução da obesidade e também estão relacionadas com a redução de mortes por problemas cardiovasculares.
Nas crianças, a prática de esportes pode ainda ser responsável pela melhora da coordenação motora e pelo ensino do trabalho em equipe. Não podemos esquecer-nos também de que crianças ativas, provavelmente, serão adultos ativos e, consequentemente, com melhor qualidade de vida.
BENEFÍCIOS DO ESPORTE PARA AS CRIANÇAS
Os benefícios da prática esportiva para crianças e adolescentes vão além dos físicos, ajudando na socialização. Confira, a seguir, alguns desses pontos positivos.
A prática de atividades físicas ajuda a prevenir problemas como obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes. Nos dias atuais, esses problemas são cada vez mais comuns devido ao sedentarismo. Ficar horas na frente da TV ou do videogame é uma prática comum entre as crianças, que juntam a isso uma alimentação inadequada.
Essa é a receita perfeita para a obesidade, uma doença que pode desencadear vários outros problemas de saúde, como diabetes. A prática de esportes é uma perfeita aliada para combater esse problema, uma vez que contribui, por exemplo, para a redução do percentual de gordura corporal.
COORDENAÇÃO MOTORA
No futebol, o cérebro trabalha em conjunto com os músculos, funcionando como um sistema completo. Essa combinação, que chamamos de coordenação motora, permite que os praticantes do futebol realizem movimentos considerados técnicos-táticos.
Por isso que o futebol destaca-se como um esporte chave no estímulo da capacidade motora global. Até porque quanto mais evoluída for a coordenação motora, mais os atletas podem realizar as jogadas estratégicas e com velocidade.
Ao praticar exercícios físicos, as crianças necessitam de certas habilidades. No futebol, por exemplo, ela deve correr e chutar a bola. À medida que a criança pratica um determinado esporte, ela aperfeiçoa essas habilidades, contribuindo, portanto, para o desenvolvimento da coordenação motora.
ESTIMULA O CÉREBRO
Estudos mostram que os cérebros dos jogadores de futebol possuem excelentes funções executivas, devido a utilização constante de processos cerebrais responsáveis pelo planejamento e pelo pensamento abstrato.
Isso acontece porque no futebol utilizamos constantemente a inteligência para tomar decisões – as mais assertivas possíveis em pouco tempo. O futebol é um dos únicos esportes que estimula a processar as informações rapidamente e tomar decisões rápidas. Afinal, são muitas surpresas e acasos ao longo de uma partida.
AUMENTA A AUTOESTIMA
As crianças tornam-se mais confiantes e felizes com seu desempenho à medida que se aperfeiçoam em determinado esporte. Entretanto, é importante estar atento se o esporte praticado é realmente uma modalidade com a qual a criança identifica-se, pois, desse modo, ela ficará mais feliz com seus resultados.
PERMITE QUE A CRIANÇA APRENDA A TRABALHAR EM EQUIPE
Ao praticar um esporte, a criança acaba em contato com várias outras, com as quais ela deve aprender a conviver. Ao trabalhar em equipe, a criança passa a ter noções de respeito ao próximo e de como trabalhar de maneira colaborativa.
Jogar um futebol bonito, tanto o profissional quanto o não profissional, envolve sinergia entre a equipe. Para um time demonstrar uma boa atuação em campo, é fundamental a sincronia entre os jogadores: o que só é possível se houver organização e interesse entre todos os envolvidos.
Isso é um dos maiores diferenciais do futebol. Ajuda a desenvolver as habilidades de lidar com o coletivo, estimula a pró-atividade, a empatia e o espírito de equipe.
ENTENDIMENTO DAS REGRAS
O que o futebol desenvolve? O entendimento das regras. Como todo o esporte, existem um regulamento que precisa ser seguido. Desde as mais básicas, como “Não pode pegar a bola com a mão” até as mais complexas como impedimento, a compreensão de que existem regras e que precisam ser seguida ajuda a compreensão dos pequenos de que não se pode fazer tudo.
Além disso, o futebol ajuda a desenvolver a disciplina ao compreender de que deve manter-se dentro das regras e ouvir o treinador ou professor.
FAZ COM QUE A CRIANÇA APRENDA A LIDAR COM GANHOS E PERDAS
Quando praticamos esportes, temos que aprender que há dias em que ganhamos e há outros em que, infelizmente, perdemos. A criança, ao participar de algum esporte, aprende a lidar com essas emoções, como a frustração, e a entender que derrotas fazem parte do nosso dia a dia.

CONVIVÊNCIA SOCIAL
O futebol é uma atividade social, onde a criança tem contato muito próximo com outras. Isso acende o compromisso com a coletividade, o senso de comunidade e a noção de todos trabalharem rumo a um bem em comum. Fora isso, é uma oportunidade de reunir-se com os amiguinhos, desenvolver laços, estimular a interação social e uma oportunidade de conhecer novas pessoas.
Com a evolução das regras e com o convívio dos treinos e campeonatos, as relações sociais tornam-se mais fáceis, naturais e ganham nuances diferentes.
São cinco bons motivos para deixar as crianças brincarem com a bola, não é? Quando nos questionamos “o que o futebol desenvolve” é importante ter em mente esse fatores como também de que cada uma é única e, de modo geral, cada uma constrói uma relação com o esporte diferente.
É fundamental que os pais fiquem atentos em relação as expectativas criadas em relação aos próprios filhos. Pergunte-se honestamente se é isso que o pequeno quer. E lembre-se de que, no fundo, futebol é jogo e também é brincadeira. Mais importante do que jogar futebol é divertir-se durante a partida. Isso serve para adultos e crianças.
AMPLIA O CICLO DE AMIZADES
A prática de esportes pode ser também um momento de fazer novos amigos. A criança, muitas vezes, é amiga apenas dos colegas de classe, e, ao ser introduzida em um esporte, ela pode ter seu ciclo de amizades aumentado. Além disso, esses novos amigos têm em comum o gosto pela mesma atividade física.